Policiais Federais lotados em Recife/PE com apoio da Polícia Rodoviária Federal prenderam na tarde do dia 29/07/2014, por volta das 14h, WELLITON FORTUNATO ALMADA, 21 anos, garçom, solteiro, natural e residente em Eldorado/MS – (não possui antecedentes criminais). A prisão aconteceu em virtude de barreiras policiais de rotina realizada na BR 101 pela Polícia Federal com apoio da Polícia Rodoviária Federal no bairro da Chaneca, município do Cabo de Santo Agostinho/PE (distante 35 km da capital pernambucana), visando efetuar abordagens em diversos veículos e ônibus de passageiros no intuito de combater o tráfico interestadual de entorpecentes e a conseqüente entrada de droga na região metropolitana, evitando assim o abastecimento de pontos de venda de droga no estado por traficantes.
Após vistoriar vários carros, os policiais federais abordaram uma motocicleta de marca Honda, cor prata e placas ISH 5206 de Paranhos/MS, os federais ordenaram sua parada a fim de que fossem feitas vistorias de rotina e de imediato nada foi encontrado, porém ao ser utilizado o cão farejador de raça pastor alemão de nome BAK, ele deu sinais para a existência de droga no interior da moto.
Ao ser perguntado ao condutor se ele trazia droga escondida em alguma parte do veículo, negou veemente estar transportando qualquer material entorpecente. E como aquele local era impróprio para a realização de buscas minuciosas e posterior desmonte de algumas partes da motocicleta os federais resolveram então trazer a moto e o condutor para a sede da Polícia Federal em Recife/PE a fim de realizar tais procedimentos. A ação teve seu desfecho final quando ao ser desmontada a parte do sistema de escapamento da moto foi encontrado 24 (vinte e quatro) tabletes de diversos tamanho de substância entorpecente Haxixe (resina da maconha com alta concentração de THC – substância da maconha que provoca os efeitos alucinógenos no usuário), cujo peso bruto totalizou 5,8Kg (cinco quilos e oitocentos gramas).Foi a maior apreensão feita pela Polícia Federal este ano em Pernambuco deste tipo de droga.
Após a descoberta da droga e terminado os trabalhos investigativos o suspeito recebeu voz de prisão em flagrante foi informado dos seus direitos e garantias constitucionais onde acabou sendo autuado por tráfico interestadual de entorpecentes (artigo 33 e 40 da Lei 11.343/06) e caso seja condenado poderá pegar penas que variam de 5 a 20 anos de reclusão. Após as praxes processuais o preso foi submetido a exame de corpo de delito e em seguida recambiado para o COTEL – Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna onde ficará à disposição da Justiça Estadual do Cabo de Santo Agostinho/PE. Além da droga, e da motocicleta, também foi apreendido 01 (um) aparelho celular que estava em poder do autuado.
Em seu interrogatório WELLITON informou que trabalha como garçom num bar em Eldorado/MS quando um cliente (não deu detalhes sobre a pessoa) que havia acabado de conhecer lhe ofereceu a quantia de R$ 7.000,00 (sete mil) reais para que fizesse uma viagem de Mato Grosso do Sul até Recife no intuito de entregar a droga para uma pessoa que entraria em contato via telefone celular. Disse também que havia saído de Eldorado/MS na moto, há cerca de 08 (oito) dias e veio parando ao longo do caminho e dormindo em pousadas tendo percorrido aproximadamente 3.100 quilômetro de moto.
Pela forma de apresentação a droga e oriunda do Paraguai e seria entregue para outros traficantes em Recife/PE com o objetivo de abastecer vários pontos de venda de droga nos bairros de Boa Viagem/PE, Olinda/PE, Cabo de Santo Agostinho/PE e também para pessoas de classe média e alta da região metropolitana do Recife. O haxixe é fumado por usuários em pequenas quantidades e misturado a cigarros comuns e de maconha.
Esta é a 20ª apreensão de drogas feita pela PF no ano de 2014 em Pernambuco até a presente data já foi tirado de circulação 139,4Kg (cento e trinta e nove quilos) de pasta base de cocaína, 7.38Kg (sete quilos, trezentos e oitenta gramas) de crack, 3.187 kg (três toneladas e cento e oitenta e sete quilos) de maconha, 5,8Kg (cinco quilos e oitocentos gramas) de haxixe e 17,1Kg (dezessete quilos e cem gramas) de cocaína pura, tendo sido presas 26 pessoas por envolvimento com o tráfico de drogas.