Dentre os recebimentos mais inusitados de armas através da campanha do desarmamento que vão desde metralhadoras, fuzis antigos utilizados pelo exército brasileiro, armas de fabricação caseira (que não são indenizáveis) e armas de uso restrito das polícias e do exército de calibre proibido, está uma granada de morteiro 82mm, entregue na PF na última sexta-feira (29) por uma pessoa do sexo feminino (sua identificação será mantida em sigilo dentro da política estabelecida na campanha do desarmamento que protege tais pessoas assegurando-lhes o anonimato), informando que tal artefato pertencia a um parente antigo.
A granada possivelmente de fabricação soviética muito utilizada pelo PAIGC - Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde, em tese está inerte porque lhe falta o dispositivo de detonação na ponta, porém não a torna menos perigosa em virtude de haver a possibilidade de mesmo antiga conter em seu interior substância explosiva que em contato com faíscas ou calor poderia provocar sua detonação.
A granada será analisada por peritos criminais federais do esquadrão antibombas da PF para análise de sua letalidade e em seguida será enviada para o exército afim de que seja providenciada a sua respectiva destruição. A granada por ser munição não gera nenhum tipo de indenização ela apenas é recebida e a pessoa tem direito a um comprovante de entrega.
A Polícia Federal em Pernambuco informa que após 850 dias de campanha do desarmamento compreendidos entre os dias 14-05-2011 até 24-11-2013, já totaliza 6.010 armas e 12.010 munições, o que corresponde a 7 armas entregues por dia e 49 armas a cada semana e 196 por mês. As armas e calibres de munições mais entregues em Pernambuco são 1º revólveres, 2º espingardas e 3º pistolas, já as munições são as de calibre. 38.
Desde a divulgação do último balanço que aconteceu em 15-10-2013 houve um aumento na arrecadação de armas recebidas por dia.
As principais razões que estimulam o desarmamento com a consequente entrega voluntária de armas são o anonimato e a rapidez no pagamento da indenização que é efetuado em até 24 horas. Em todos os casos será sempre preservado o anonimato das pessoas que realizarem a entrega de armas e munições e nenhum questionamento será feito a quem estiver entregando.
Há casos, porém em que o anonimato não interessa ao cidadão, como ocorre com os possuidores e proprietários de armas adquiridas legalmente e que manifestam o desejo de baixar tal registro do SINARM-Sistema Nacional de Armas.
fonte Do: Jornal Agreste Notícia
Nenhum comentário:
Postar um comentário